Marque sua Sessão

Transtorno do Espectro Autista

O Transtorno do Espectro Autista é um distúrbio do desenvolvimento que se caracteriza por alterações presentes desde idade muito precoce, tipicamente antes dos três anos de idade, com impacto múltiplo e variável em áreas nobres do desenvolvimento humano como as áreas de comunicação, interação social, aprendizado e capacidade de adaptação.

Na verdade, "autismo" é um diagnóstico observacional dado a um conjunto de comportamentos, com causas ainda desconhecidas (provavelmente genéticas), caracterizadas por um quadro clínico em que prevalecem prejuízos na interação social, nos comportamentos não verbais (como contato visual, postura e expressão facial) e na comunicação (verbal e não verbal), podendo existir atraso ou mesmo ausência da linguagem. Pode haver, também, ecolalia e uso de linguagem estereotipada.As pessoas com o Transtorno do Espectro Autista apresentam dificuldades no estabelecimento de relações sociais, preferindo atividades mais solitárias.

Também apresentam dificuldades sociais para compartilhar interesses, iniciar ou manter interações sociais; possuem dificuldades em compreender expressões faciais de sentimentos e afetos. Comportamentos estereotipados são observados (como bater palmas ou flapping – movimentar os braços como que batendo asas), os interesses são limitados, e há dificuldade em mudar rotinas, dentre outras alterações.